"O Portal Top em Notícias do Sul”

ECONOMIA: inverteu os dias para fazer compras na argentina - AR

18/12/2013 15:29

Anteriormente os brasileiros se deslocavam à Argentina para efetuar compras principalmente nos sábados, domingos e feriados, formando extensas filas junto à Aduana de Porto Mauá, filas estas que ultrapassavam a 1.200 metros de extensão nos feriadões. Com a decisão da FIPE (Receita Federal da Argentina) de taxar as compras nos finais de semana e nos feriados e de liberar nos primeiros dias da semana (de segunda a sexta-feira), o fluxo de veículos e pessoas passou a ocorrer nestes primeiros dias da semana, inclusive em plena segunda e terça-feira, enquanto que nos sábados, domingos e feriados o movimento diminuiu drasticamente, invertendo os dias para efetuar a travessia de balsa para fazer compras no território argentino.

Nos finais de semana também é possível adquirir mercadorias sem a taxação, desde que se permaneçam mais de 24 horas no país vizinho, pois permanecendo por mais de um dia é considerado turista e estes podem efetuar compras dentro da cota dos US$ 300 (dólar) ou $ 2.600 (pesos). A cota da moeda Argentina pode variar diariamente para cima ou para baixo, de acordo com a cotação do dólar. Se não for turista, a taxação nos finais de semana e feriados é de 50% sobre as compras.

Todas as pessoas que cruzarem a fronteira deverão apresentar a Carteira de Identidade e o documento do veículo junto ao Posto da Polícia Federal, em anexo à Aduana, para realizar o cadastro e verificar se não há nenhum impedimento para deixar o país.

Todas as pessoas devem portar documento de identificação com foto atualizada, inclusive crianças e bebês.

O horário de porto: de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12 horas e das 14h30min às 18 horas, nos sábados, domingos e feriados, das 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas. No horário de fechamento do porto sai uma balsa do Brasil à Argentina e da mesma forma da Argentina ao Brasil.


Produção e Foto: Vilson Winkler

Fonte: No Ar Notícias

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.