"O Portal Top em Notícias do Sul”

ECONOMIA: Em entrevista na RPI presidente do Sindimate confirma crise nas indústrias de erva-mate

15/08/2013 23:23

O presidente do Sindicato da Indústria do Mate no Rio Grande do Sul e empresário do setor, Alfeu Strapassom, confirmou hoje, 15, em entrevista para a Rádio Progresso a crise que afeta as mais de 200 empresas existentes no Estado, além das mais de 13 mil famílias que dependem da cadeia produtiva e, até mesmo, aspectos culturais da região. 

Strapassom enumera alguns pontos que levaram a elevação do preço da erva mate e ao provável desabastecimento, já a partir do próximo mês. “Na última década especialmente, o produtor passou por um período de desestímulo pelos baixos preços pagos pela arroba da erva mate. Isto fez com que ele substituísse seus ervais por culturas mais rentáveis, a exemplo da soja”, explicou o sindicalista. 

De outra parte, estudos científicos comprovando benefícios da planta para a saúde humana, estabeleceram novas concorrências para o chimarrão. Indústrias de cosméticos, refrigerantes e de medicamentos, tanto que o Japão se consolidou como o maior comprador de erva mate do mundo. 

Segundo o presidente do Sindimate/RS, ações estão sendo desenvolvidas para devolver a tranqüilidade ao setor e evitar a falência de indústrias e isto ocorre nos três estados do sul, também na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. 

Um dos instrumentos instituídos para tal, foi a criação recente do Instituto Brasileiro do Mate e incursões políticas, como a que ocorrerá na semana de 26 de agosto em Brasília, quando empresários do setor e de entidades culturais defenderão junto à presidência da República incentivos fiscais para o setor.

FONTE: IPR

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.