"O Portal Top em Notícias do Sul”

CURIOSIDADE: Terremoto no Paquistão faz surgir uma ilha misteriosa perto da costa

27/09/2013 08:39

Diversos jornais internacionais anunciam as consequências de um terremoto que registrou uma magnitude de 7.7 e atingiu o Paquistão na última terça, dia 24. Além de destruir cidades e deixar uma série de mortos e feridos, o abalo sísmico também favoreceu o surgimento de uma nova ilha próxima à costa da cidade de Gwadar.

Os sismologistas ainda não conseguiram encontrar uma explicação para o aparecimento da estrutura, que é formada por sedimentos do mar, como lama, pedras e areia. Segundo os pesquisadores, esses materiais são indícios de que a ilha pode ter sido formada a partir dos chamados vulcões de lama, que estão presentes em diferentes partes do mundo.

Porém, os especialistas também defendem a ideia de que a ilha é passageira e pode desaparecer dentro de alguns meses. “É um fenômeno transitório. Provavelmente terá ido embora dentro de uns dois meses. É apenas uma grande pilha de lama que estava no fundo do mar e foi puxada para cima”, comenta Bill Barnhart, geofísico do US Geological Survey.

Conheça melhor a ilha

Logo após o terremoto, se espalhou a notícia de que uma ilha haveria aparecido próximo ao porto de Gwadar, uma cidade litorânea do Paquistão. Até o momento, é possível saber que a estrutura tem cerca de 20 metros de altura, até 91 metros de larguras e aproximadamente 37 metros de comprimento. De acordo com o National Geographic, os cálculos mostram que a ilha misteriosa surgiu a cerca de 400 quilômetros do epicentro do terremoto.

Embora o surgimento repentino da ilha tenha surpreendido a população local e os especialistas, esta não é a primeira vez que esse tipo de fenômeno acontece na região. Uma ilha de lama bastante semelhante a essa apareceu no Paquistão após um terremoto em 2011 e Barnhart lembra que ela durou um ou dois meses e desapareceu.
 
Mesmo que os vulcões de lama estejam presentes em diferentes partes do mundo, nem todos necessariamente produzem ilhas. De qualquer maneira, os cientistas continuarão estudando a estrutura para tentar explicar como ela realmente foi formada.
 
Fonte: National Geographic NBC News BBC Reuters CNN International Business Times
Post. Eloídes Nunes.

 

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.