"O Portal Top em Notícias do Sul”

CULTURA: Espetáculo de dança do Grupo GEMP marca início da Semana Cultural em Passo do Sobrado - RS

16/09/2013 15:13

A 18ª edição da Semana Cultural em Passo do Sobrado iniciou no sábado, 14, com aapresentação do o grupo de Danças GEMP, que trouxe a cultura dos povos através da dança, figurino e música. Já no domingo, o município recebeu três Cavalgadas que retornaram de Santo Amaro com as centelhas da Chama Crioula. Junto à Praça da Emancipação foram unificadas em um único símbolo que percorrerá o município durante a semana.

O Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cristiano Konzen, em seu pronunciamento ressaltou que a diversidade de atrações da Semana Cultural e dos festejos Farroupilhas, é a demonstração do orgulho de ser passo-sobradense, gaúcho e brasileiro. Ainda no sábado, foram conhecidos os trajes oficiais das soberanas do município. Além disso, os presentes também assistiram a apresentação do grupo de patinação Sinergia, de Encruzilhada e da Banda Municipal e Coral Cantar é Viver.

O GEMP Escola e Cia. de Dança foi uma promoção da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pelas Lojas Becker e veio a Passo do Sobrado com a turnê Um país para todas as cores.

Para celebrar a cultura gaúcha, a população recepcionou pela primeira vez neste ano, três Cavalgadas, a Farroupilha, Integração e o CTG Gaudérios da Querência, cerca de 100 cavalarianos que retornaram no domingo com as centelhas que foram unificadas, tornando-se a Chama Crioula Oficial. Luis Winck, coordenador da Cavalgada Farropilha, disse que o grupo retorna com a sensação de dever cumprido, “percorremos 210 km representando Passo do Sobrado”.

O Prefeito Caio Baierle agradeceu os cavaleiros que se dispuseram a representar o município e falou sobre a Semana Cultural. "Estamos proporcionando à comunidade uma semana que envolve atividades educacionais e culturais, há uma mobilização nas escolas que valorizam a cultura gaúcha, mas uma diversidade de programação que contemple a cultura e o lazer para os passo-sobradenses”, acrescentou.

A 18ª Semana Cultural se estende até o dia 20 de setembro quando ocorre o desfile cívico, durante a semana uma vasta programação, incluindo a peça teatral O Cubo, que acontece na terça-feira, 17, no Salão Paroquial, a partir das 20 horas, com entrada franca.

Localização
Localização de Passo do Sobrado
Localização de Passo do Sobrado no Rio Grande do Sul

FONTE: GAZ.COM

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.