"O Portal Top em Notícias do Sul”

CONTAS PÚBLICAS: TCE rastreia acúmulo de cargos públicos no RS

04/03/2014 13:24

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) criou um grupo de trabalho especial para buscar casos de acúmulo de cargos públicos, nepotismo e pessoas já falecidas nas folhas de pagamento de mais de 1,2 mil órgãos públicos estaduais e municipais no Rio Grande do Sul.


O Centro de Gestão Estratégica de Informação para o Controle Externo (CGEX), denominação dada internamente ao grupo que rastreia irregularidades nas instituições públicas, tem acesso irrestrito a dados sigilosos da administração e realiza o cruzamento de dados de diferentes instituições com o uso de tecnologia da informação e a adoção de ferramentas de inteligência na fiscalização.

O cruzamento de dados já encontrou centenas de indícios de irregularidades, que são repassados como instrução aos auditores externos do tribunal para a verificação in loco da situação.

Os dados dos apontamentos ainda não foram divulgados para não prejudicarem as investigações, mas foram encontrados indícios de que há pessoas falecidas em folhas de pagamento de prefeituras e também acúmulo de cargos.

Os trabalhos dos auditores externos devem estar concluídos até o final do semestre. O CGEX também busca por combinações entre empresas privadas para fraudar licitações e outras irregularidades que podem ser cometidas contra a administração pública. 

De acordo com o diretor de Controle e Fiscalização do TCE, Leo Richter, o tribunal definiu parâmetros para focar sua atuação e por isso as folhas de pagamentos estão sob análise direta dos servidores.

"Criticidade, materialidade e relevância dos gastos são nossos parâmetros, e por isso estamos em cima dos gastos com pessoal. Estes chegam a 60% do dinheiro público gasto no Estado.

Ao todo, são cerca de R$ 36 bilhões que correm nas folhas de pagamentos municipais e do Estado e que precisam ser analisados", afirmou.  

Técnicos da Abin treinaram auditores

O banco de dados que o Tribunal de Contas tem acesso agora é fruto de acordos de cooperação que possibilitam o compartilhamento de informações.

Ao lado dos salários, uma das prioridades é comparar preços cobrados sobre serviços realizados a órgãos públicos através de dados da nota fiscal eletrônica.

No caso de estarem acima dos valores praticados para instituições privadas, o TCE age imediatamente, indicando ao gestor a possível irregularidade. Implantado em 2011, o grupo fechou parcerias com dezenas de instituições que pudessem oferecer acesso a banco de dados e à formação de redes de compartilhamento de informações.

O corpo técnico do Centro de Gestão Estratégica de Informação para o Controle Externo é composto de cinco auditores públicos e um oficial de controle externo, que passaram por treinamentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Tribunal de Contas da União e da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem do Dinheiro, além de conhecerem estruturas semelhantes de atuação de outros tribunais e órgãos ligados ao controle externo.

Um trabalho semelhante foi realizado recentemente pelo Tribunal de Contas de Pernambuco. Lá, foram identificados 31 mil servidores estaduais e municipais em situação de acúmulo de cargos públicos.

TCE suspende compra de helicóptero

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) emitiu medida cautelar na sexta-feira determinando a suspensão da licitação da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos para a aquisição, estimada em R$ 26.865.904,00, de dois helicópteros para uso da Secretaria Estadual da Saúde.

A medida foi provocada por uma representação do Ministério Público de Contas (MPC).

Entre as inconformidades apontadas no edital estão a ausência de referência ao serviço aeromédico, a descrição de atividades estranhas à área da saúde, como combate a incêndio e missões de radiopatrulhamento, além de falhas na publicidade e restrição à participação de possíveis interessados.

A representação do MPC destaca que os recursos destinados à aquisição são vinculados, sendo vedada a utilização em atividades diversas daquelas relacionadas com a saúde.

O relator do processo, conselheiro Iradir Pietroski, intimou o secretário da SARH, Alessandro Barcellos, para que se abstenha de dar seguimento aos procedimentos voltados à contratação, além de conceder prazo de 15 dias para que o administrador preste esclarecimentos. 

O governador do Estado e a Secretária Estadual de Saúde foram comunicados da decisão.

Edital está sob análise, diz Tarso  

O governador do Estado, Tarso Genro, que se encontra no Palácio das Hortênsias, em Canela, emitiu nota no final de semana a respeito da decisão do Tribunal de Contas do Estado que determinou a suspensão da licitação para a compra de dois helicópteros para uso da Secretaria da Saúde.

Segundo a nota, o governador considera desnecessária a interrupção do edital para a compra dos helicópteros. Segundo Tarso, em caso de dúvida sobre a legalidade do edital, ele próprio solicitaria que fosse feito outra licitação.

O governador diz que não foi notificado da decisão do TCE, porém, com base nas reclamações de uma das empresas interessadas em fornecer os helicópteros, solicitou ao Departamento Estadual para Prevenção e Repressão à Corrupção, há cerca de 20 dias, que fosse feita apuração dos fatos.

Agora, o edital será avaliado para verificar a necessidade de refazê-lo ou se o atual está correto, diz o Piratini.

 

Fonte: Correio do Povo

Post. Eloídes Nunes.

Notícias:

17/01/2018 06:49

PLANTÃO POLICIAL: Brigada Militar prende rapaz por tráfico de drogas em Humaitá – RS

Na tarde desta terça-feira (16/1) Policiais Militares do 7º BPM realizaram a prisão de um indivíduo por tráfico de Drogas. O indivíduo, um homem de 21 anos de idade, estava na frente de uma residência e ao perceber a viatura ficou nervoso e tentou fugir, contudo foi alcançado pelos Brigadianos e...
12/01/2018 11:12

EVENTO: Participe do 48º Congresso Nacional da JEC do Brasil em Crissiumal - RS

O JEC (Juventude Evangélica Congregacional) sediará nos dias 25 aos 28 de janeiro o 48º Congresso Nacional em Crissiumal – RS com o Tema: O que me falta? Em 2017 o Congresso foi realizado em Capanema no estado do Paraná. Neste ano de 2018, nos dias 25 aos 28 de janeiro, o Congresso do JEC ocorrerá...
11/01/2018 17:27

TRÂNSITO: Prefeitura de Três Passos realiza revitalização da Rua Visconde de Mauá

A administração Municipal de Três Passos deu início ontem (10), à recuperação de mais uma via através do Programa Três Passos de Cara Nova. Com recursos próprios da municipalidade, fruto de economias realizadas pela atual gestão, a Rua Visconde de Mauá receberá o asfaltamento...
11/01/2018 17:07

ESPORTES: Craques do Futuro de Três Passos oferece novidades para as aulas de Futebol em 2018

Com 18 anos de história no cenário esportivo, utilizando o futebol como ferramenta para educar, a Escola de Futebol Craques do Futuro estará a partir do mês que vem com aulas de Futebol para o sexo feminino.  As aulas de futebol terão por local a sede da Associa, tendo como professora...
11/01/2018 16:41

CULTURA: Todas as quintas-feiras, nas redes sociais da Prefeitura de Nova Candelária, um resgate da história de 21 anos de desenvolvimento

Relembrar-se com carinho do passado e valorizar toda a história por trás de vitórias e conquistas é fundamental, para que haja sempre respeito e reconhecimento. Desta forma, iniciou-se na quinta-feira, 11 de janeiro, uma série de postagens com vídeos e imagens de Nova Candelária após a...
11/01/2018 16:17

GERAL: Carteira de Habilitação brasileira passa a valer na Itália

O presidente Michel Temer assinou ontem (10) um decreto que trata do reconhecimento de carteiras de habilitação brasileiras na Itália. Da mesma maneira, as carteiras de motorista aa Itália serão reconhecidos no Brasil. O decreto origina-se de um acordo firmado em novembro de 2016...
11/01/2018 15:54

GERAL: Expediente Interno do Paço Municipal de Crissiumal encerra nesta quinta-feira

Encerra-se nesta quinta-feira, dia 11 de janeiro o Expediente Interno junto ao Paço Municipal de Crissiumal. A determinação foi através do decreto nº 172/2017, o qual estabelecia Expediente Interno, no período do dia 02 à 12 de janeiro de 2018, sem atendimento ao público. A medida foi tomada para...
11/01/2018 15:38

TRÂNSITO: Motorista perde controle em rótula, derruba grades e colide contra residência em Santo Ângelo - RS

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 22h30min de quarta-feira (10), quando o motorista de um veículo acabou se perdendo em uma rótula, derrubou grades e colidiu contra a parede de uma residência. A ocorrência foi registrada na Rótula da Avenida Getúlio Vargas com a Rua...
11/01/2018 15:21

GERAL: Três Passos recebe nova médica do Programa Mais Médicos

Três Passos recebeu ontem (10), o terceiro profissional da área da medicina do programa Mais Médicos. Juliana Fürst Hörbe é trespassense, formada em medicina pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), e chegou para atuar na equipe da ESF Sulserra. A nova médica foi recebida pelo prefeito...
11/01/2018 15:02

GERAL: Cartório eleitoral de Crissiumal informa sobre o fechamento do cadastro eleitoral

Os eleitores que votarão nas eleições deste ano têm o prazo final até o dia 9 de maio para regularizarem sua situação, requererem seu alistamento do título eleitoral, alterarem dados cadastrais ou realizarem a transferência do domicílio eleitoral.  Para...

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.