"O Portal Top em Notícias do Sul”

CLIMA TEMPO: Temporal danifica 60 casas e oito pavilhões industriais em Caseiros, na região Norte - RS

01/12/2013 12:06

No clarear do domingo, os moradores de Caseiros começaram a contar os prejuízos causandos por cinco minutos de vento e chuva fortes na noite de sábado. Pequena cidade agrícola do norte do Estado, Caseiros teve 60 casas seriamente danificadas, oito pavilhões industriais destruidos e danos nas redes elétricas e telefônica.

Entre os 3 mil habitantes de Caseiros, poucos conseguiram dormir na noite de sábado e madrugada de domingo. A maioria se envolveu em ajudar os atingidos pela tempestade colocando lonas de plástico nas casas.

— Já houve outros temporais. Mas o de sábado foi de uma violência nunca vista - descreve Dartanhã Luiz Vecchi, prefeito de Caseiros.

Não há registros de feridos graves. Durante a manhã, os técnicos da Defesa Civil e vários bombeiros estavam fazendo levantamentos da extensão dos danos na cidade, relata o prefeito. Equipes da distribuidora de energia elétrica trabalhavam para tentar restabelecer a luz. Pelas contas de Vecchi, apenas 10% dos moradores tinham eletricidade.

Vecchi diz que ainda é cedo para falar em prejuízo, mas aposta que foi significativo. Alguns dos moradores atingidos já tem esta conta pronta, como é o caso do comerciante Dirceu Lumeli, 56 anos, que contabilizou R$ 12 mil o custo dos estragos feito na sua casa pelo temporal.

— Estava em casa e de uma hora para outra as coisas começaram a ser destruídas. O teto desapareceu, as paredes caíram e foi terrível — descreve.

Lumeli disse que sofreu apenas uns arranhanhões. Na segunda-feira, as autoridades municipais terão a dimensão dos estragados causados pelo temporal. A região é povoada por pequenos agricultores e tem nas lavouras de soja, no verão, e de trigo, no inverno, a sua principal renda.

Localização
Localização de Caseiros
Localização de Caseiros no Rio Grande do Sul

Fonte: ZERO HORA

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.