"O Portal Top em Notícias do Sul”

CLIMA: Os opostos do Brasil, Enquanto Santana do Araguaia-PA marcou 39,6°C ontem, a mínima chegou a -1°C em São Joaquim-SC e Bom Jardim da Serra-SC

14/08/2013 15:49

Enquanto o Sul do Brasil registrou neve e temperaturas negativas na manhã desta quarta-feira, os termômetros chegam a quase 40°C no Norte do país. Ontem, a cidade de Santana do Araguaia, no Pará, marcou 39,6°C, o maior valor das cidades brasileiras e hoje (14/08/13), a mínima chegou a -1°C em Bom Jardim da Serra e em São Joaquim, na serra catarinense.

Por volta das 10h desta quarta-feira, os termômetros já marcavam 35°C em Formoso do Araguaia, no Tocantins. E segundo previsão da Somar Meteorologia, até o meio da tarde a máxima novamente chega na casa dos 40°C na divisa dos Estados de Mato Grosso com o Tocantins e do Tocantins com o Pará, ao longo do rio Araguaia. Além do calorão, a umidade relativa do ar despenca e os índices ficam abaixo dos 20%.

E a diferença de temperatura é grande também dentro do próprio Estado do Mato Grosso. Enquanto a cidade de São Félix do Araguaia, na região norte, registrava 32°C às 10h, o município de Alto Taquari marcava 14°C no mesmo horário. E esse contraste térmica está gerando ventos fortes na região central do Estado, com rajadas de 60km/h em Novo Mundo.

Segundo previsão da Somar, nos próximos dias o calor diminui um pouco nessas regiões, mesmo assim, os termômetros ainda chegam aos 35°C nas cidades onde tem feito quase 40°C. Apenas no sul do Acre e oeste e sul de Rondônia a massa de ar polar vai provocar friagem na manhã desta quinta-feira, com valores entre 12°C e 15°C. 

FONTE: Jornal do Tempo.

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.