"O Portal Top em Notícias do Sul”

CLIMA: Temperaturas caem ainda mais amanhã e mínimas ficam negativas na Serra e Planalto de SC e entre 0°C e 6°C em todo o interior da Região

14/08/2013 16:04

A entrada de uma forte massa de ar polar no Sul do Brasil derrubou as temperaturas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e houve registro de neve na região serrana dos dois Estados. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) houve registro do fenômeno nesta manhã em Cambará do Sul-RS (onde a mínima foi de 1°C), em Bom Jesus-RS (mínima de 1,2°C hoje e também com registro de neve por volta das 22h30 de ontem) e em São Joaquim-SC (com -1°C). A população de São José dos Ausentes-RS também relata neve fraca em alguns pontos da cidade.

O Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), também registrou neve em São Joaquim e chuva congelada em Bom Jardim da Serra. Segundo a meteorologista Laura Ferreira, a chuva congelada acontece quando a gota ao cair da nuvem passa por uma camada de ar muito fria e se congela no meio do caminho, mas ao tocar a superfície ela derrete. Já a neve sai da nuvem em floco, não derrete no caminho e quando chega no solo consegue se manter por um tempo, dependendo da temperatura da superfície.

No Rio Grande do Sul, a quarta-feira amanheceu com sensação térmica negativa na maioria das cidades. Das 34 estações do Inmet espalhadas pelo Estado, pelo menos 24 registraram frio abaixo de zero. Até por volta das 8h, fazia -0,7°C em Quaraí, mas a sensação térmica chegou a -3,6°C. Alegrete teve mínima de -0,3°C e sensação de -4,5°C e Bagé marcou -0,1°C e sensação de -4,8°C.

Em Caçapava do Sul, apesar do valor positivo de 0,8°C, a sensação foi de muito mais frio e chegou a -6,6°C. Canguçu marcou mínima de 1,7°C e sensação de -5,8°C, Santiago 1,4°C com sensação de -5,5, Uruguaiana 1,1°C com sensação de -3,7°C, Vacaria 2,2°C e sensação de -4,6°C, Canela 2,6°C com sensação de -3,7°C, só para citar algumas cidades.

Segundo os meteorologistas da Somar, o dia segue gelado e a máxima não chega aos 10°C entre o norte do Rio Grande do Sul e o meio oeste de Santa Catarina e aos 12°C no oeste e sul do Paraná. Como o tempo permanece instável e as temperaturas estão muito baixas, ainda há condição para neve nas próximas horas, principalmente na serra catarinense. 

Amanhã, as temperaturas caem ainda mais na Região Sul e esperam-se mínimas negativas na Serra e Planalto de Santa Catarina e entre 0°C e 6°C em todo o interior da Região. No entanto, não há mais risco de neve porque o tempo fica seco. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a quinta-feira vai amanhecer branca, mas por conta das geadas generalizadas na Região. 

FONTE: Jornal do Tempo.

Post. Eloídes Nunes

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.