"O Portal Top em Notícias do Sul”

AGRICULTURA: Prejuízos com geada preocupam produtores de trigo do RS

29/08/2013 08:45

Até 20% das lavouras do cereal podem ser afetadas com frio intenso. Técnicos dizem que perdas só poderão ser contabilizadas em uma semana.

A geada registrada nesta quarta-feira (28/08/13) em algumas partes do estado preocupa dos produtores de trigo do Rio Grande do Sul. Cerca de 20% das lavouras podem ser afetadas pelo frio intenso, estima a Emater-RS.

Em Cruz Alta, na Região Noroeste, o produtor rural Olvidio Filippin já faz as contas. Depois de perder toda a plantação de aveia – cerca de 150 hectares –, ele agora corre o risco de ter a lavoura de trigo prejudicada. A área de 170 hectares recebeu um investimento de mais de R$ 200 mil, que pode não ser recuperado.

Na região de Santa Rosa, as espigas da planta também amanheceram cobertas de gelo nesta quarta (28).  O agricultor Egon Kelm, de Tuparendi, também prevê perdas nos 50 hectares que plantou com a cultura. 

Em todo o Rio Grande do Sul, foram plantados mais de 1 milhão de hectares de trigo, que devem produzir cerca de 2,4 milhões de toneladas do cereal, conforme previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com a Emater, 84% das lavouras de trigo do estado estão em fase vegetativa. O que mais preocupa, no entanto, são os 14% em fase de floração, que é a etapa mais prejudicada pela geada. Só dentro de uma semana, no entanto, será possível avaliar eventuais prejuízos nas plantações.

 

Fonte: G1-RS

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.