"O Portal Top em Notícias do Sul”

AGRICULTURA: Avicultura de olho no bem-estar animal

25/11/2013 09:52

A WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal e a União Brasileira de Avicultura – UBABEF estão promovendo quatro cursos de reciclagem para os profissionais do setor de avicultura, que já foram treinados pelo Programa Nacional de Abate Humanitário (STEPS), ao longo do mês de novembro.

A iniciativa surgiu como uma necessidade para o atendimento das normas da União Europeia (Regulamento EC 1099/2009), que entrou em vigor em janeiro de 2013, e Brasileira (na nova versão da IN 03/2000 - atualização a ser publicada) que exige que todos os profissionais do setor estejam aptos no manejo dos animais durante o pré-abate e abate dos animais de produção, respeitando os protocolos internacionais de bem-estar animal. Além do regulamento, o curso tem a finalidade de harmonizar alguns novos critérios que foram inseridos na minuta de atualização da Instrução Normativa nº 3.

O convite feito pela UBABEF é direcionado aos técnicos já treinados nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e demais Estados e que receberão o certificado de competência como responsável pelo bem-estar animal o qual supervisionará as condições de bem-estar animal em cada planta. Todos que participam do curso de reciclagem receberão o certificado de aptidão em bem-estar animal reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

"É uma oportunidade única para os profissionais revisarem metodologias, harmonizarem conforme novas leis e trocarem experiências com os colegas. Não podemos deixar de parabenizar trabalho realizado pela UBABEF como grande percursor (seria precursor?) e facilitador da implantação do Programa STEPS nos frigoríficos brasileiros. Todos que foram treinados entre 2009 e 2012 pela WSPA receberão esse curso de reciclagem", destaca José Rodolfo Ciocca, Gerente do Programa Nacional de Abate Humanitário (STEPS), que está pessoalmente ministrando os cursos.

De acordo com Sulivan Alves, coordenadora técnica da UBABEF, os profissionais dos abatedouros de aves têm participado maciçamente dos treinamentos da WSPA, sendo beneficiados pelo conhecimento acerca do comportamento e bem-estar dos animais, o que promove evolução na produção de frangos. “Como um dos maiores produtores e exportadores de carne de frango, o Brasil tem que se manter atento a essas questões”, destaca Sulivan.

Na semana passada, a WSPA ofereceu o curso em Florianópolis, Santa Catarina. Os próximos cursos ocorreram em Porto Alegre (dia 21/11) e em Campinas (26/11). Ao todo, aproximadamente 250 pessoas participarão dos cursos de reciclagem e terão a renovação e validação do certificado, atendendo aos padrões da nova proposta de minuta da IN 3 e da regulamentação da União Europeia.

 
FONTE: Ubabef 
Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.