"O Portal Top em Notícias do Sul”

AGRICULTURA: Plantio de milho acelerado no município de Crissiumal - RS

09/09/2013 15:36

Primeiro estado a iniciar o plantio de verão da safra 2013/14 no país, o Rio Grande do Sul já está com mais de 10% de sua área de milho plantada. Com isso, a semeadura está a pleno vapor em vários municípios. Na temporada passada, a área no estado chegou a 1 milhão e 33 mil hectares.

A estratégia utilizada pelos produtores é fugir da estiagem que assola os gaúchos a partir de dezembro. O plantio no cedo também serve para que o grão entre no mercado em um período ainda de entressafra, em janeiro e fevereiro. O terceiro tripé desse plano é o dos benefícios agronômicos, com a redução de pragas incidentes sobre a soja a ser plantada nas áreas que receberam o milho.

Assim, com a trégua da chuva nos últimos dias o plantio de milho segue acelerado também em Crissiumal. De acordo com o Técnico Agrícola, Delcio Donato, cerca de 70% das lavouras já foram instaladas. “Principalmente na Costa do Uruguai os produtores preferem plantar o milho mais cedo. Dessa forma, há lugares onde a planta já está quase pendoando, mas a maioria está com seis a oito folhas”, explica.

Segundo ele, a apreensão é com relação ao clima, já que o excesso de precipitações acaba por lavar o nitrogênio presente na planta. “Por isso, aconselho àqueles que colocaram antes da chuva que reapliquem o nitrogênio, para que a raiz absorva e a planta possa se desenvolver bem”, destaca.

Delcio pede ainda que os agricultores tenham calma e deixem passar frio e a alta umidade para plantar. “Com o solo molhado a semente não se coloca bem. Assim, com paciência é possível fazer as coisas com mais segurança e responsabilidade, o que garante um desenvolvimento mais rápido”.

O zoneamento agrícola determina que plantio aconteça entre 21 de julho e 20 de janeiro. “Plantio de agosto e setembro gera um milho melhor”, finaliza.

 

Produção/Fotos: Vanessa Masmann

Fonte: Jornal Colonial

Post. Eloídes Nunes

 

 

Leia e Assine:

 

Mais informações pelo telefone 3524-1775.

Crissiumal - RS - Rua XV de Novembro, n° 523.


 

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.