"O Portal Top em Notícias do Sul”

AGRICULTURA: Governo do Rio Grande do Sul anuncia políticas de incentivo ao trigo - RS

02/09/2013 13:22

Banrisul e Banco do Brasil disponibilizarão R$ 200 milhões cada para financiamento a cooperativas, moinhos e cerealistas para aquisição do cereal.    

O governador Tarso genro anunciou na última sexta, dia 30, créditos para compra de trigo e estruturas de estocagem. O Banrisul e Banco do Brasil disponibilizarão R$ 200 milhões cada para financiamento a cooperativas, moinhos e cerealistas para aquisição de trigo. 

– O trigo é uma riqueza absolutamente carente de políticas públicas no RS – afirmou Tarso Genro. 

A meta do governo gaúcho é dobrar a produção de trigo no Estado, que hoje é de 2,5 milhões de toneladas ao ano, o que representa um quarto da produção do Brasil. 

– O trigo já foi uma das políticas mais importantes do Estado e enfrentou, recentemente, anos de políticas de desestímulo – disse o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. 

Os créditos terão valores diversos e juros de 5,5% ao ano. A partir de hoje segunda, dia 2, os interessados poderão procurar as agências do Banrisul e Banco do Brasil para contratação do financiamento, cujos valores serão liberados no período da colheita, a partir de outubro. 

– Nosso objetivo é que os moinhos cerealistas tenham recursos para compra imediata do trigo – ponderou o superintendente de Crédito do Banrisul, Carlos Barbieri. 

Durante o ato, foi anunciado, ainda, que a cadeia do trigo e demais culturas de inverno integram os setores prioritários da Política Industrial do Estado, que agora são 23. 

Também foi comunicado aos representantes do setor que a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) disponibilizará estruturas de armazenagem para 200 mil toneladas de grãos em cinco municípios (Ibirubá, Júlio de Castilhos, Lagoa Vermelha, São Luiz Gonzaga e Santo Angelo).

 

Fonte: SECOM-RS

Post. Eloídes Nunes

 

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.