"O Portal Top em Notícias do Sul”

AGRICULTURA: Governo entrega patrulha agrícola a São Pedro do Butiá

05/08/2013 11:39

Foto destaque

Município recebeu do secretário equipamentos para a irrigação.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) entregou uma patrulha agrícola ao município de São Pedro do Butiá. Em ato realizado na sexta-feira (02), o secretário Ivar Pavan destacou que a produção leiteira, trabalhada fortemente no município, também está veiculada ao tema da irrigação. Segundo ele, a SDR fez investimentos de quase R$ 9 milhões em irrigação no Estado. "Temos 10 patrulhas agrícolas que são colocadas à disposição dos municípios exclusivamente para a reservação de água. Seja água para irrigação ou piscicultura. Cada município pode fazer seu projeto. A execução funciona com a contrapartida do município no abastecimento das máquinas", explicou Pavan.

Conforme o programa das patrulhas agrícolas, os equipamentos giram pelas regiões. Quando a rodada de dez projetos finaliza, ele retorna ao primeiro. "No entanto, é importante que os municípios saibam que para receber estes benefícios, eles precisam estar conveniados com o Estado", lembrou o secretário. Pavan avalia que as máquinas e equipamentos têm a função de acelerar o processo de irrigação da agricultura familiar e fortalecer os processos produtivos.

"Queremos aumentar a produtividade das lavouras, não apenas combater a seca. Vamos buscar novas tecnologias em breve para implantar no RS. Queremos inserir a
irrigação por gotejamento subterrâneo, que beneficia quem tem pastagem de três
a quatro hectares", explicou o secretário. Segundo ele, tal sistema oferece mais facilidades e aumenta a produção de alimentos e, por decorrência a produção de leite, gerando assim mais renda aos agricultores familiares. "A nossa combinação de programa faz com que pensemos o desenvolvimento da nossa agricultura familiar como um todo e planejamos trabalhar cada vez mais em prol dos pequenos", justificou.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo planeja e executa ações que contemplem o crescimento do meio rural gaúcho. Por esta razão, compreende que a execução de programas articulados entre si devem ser realizados, afirmou Pavan.

Texto e foto: Andréa Sommer
Edição: Redação Secom

Fonte: Ir para a página principal do portal

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.