"O Portal Top em Notícias do Sul”

AGRICULTURA: Dessecadora elétrica que substitui herbicidas chega à Região Noroeste do RS

26/12/2013 15:22

Agricultores, técnicos, extensionistas da Emater/RS-Ascar e lideranças de diferentes pontos do Noroeste gaúcho conferiram na sexta-feira (20) a demonstração da máquina dessecadora elétrica em uma área onde deve ser cultivada soja, em Rolador Alto, interior de Santo Cristo. A novidade chama a atenção pela eficiência no controle de ervas daninhas e por não agredir o meio ambiente, sendo desnecessário o uso de herbicidas. 

Com o uso da energia do próprio trator, a descarga elétrica da máquina Eletroherb interrompe a continuidade do processo de fotossíntese e, mesmo havendo períodos chuvosos, a planta daninha não terá condições de se recuperar. A máquina, que extermina todos os tipos de plantas invasoras, pode ser utilizada antes da implantação da cultura sem os eventuais riscos de contaminação oferecidos pelos herbicidas. 

Para a aquisição da máquina e do trator, foram investidos R$ 357 mil, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com contrapartida da Prefeitura de Santo Cristo. Entretanto, ela pode ser utilizada pelos demais municípios da região que tiverem interesse, sendo necessário contatar com a Unicooper, central de cooperativas da agricultura familiar que irá administrar seu uso. 

O equipamento com 4,2 metros de largura é aliado no contexto de produção de base agroecológica, com alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos. Neste sentido, os produtores orgânicos terão prioridade no uso da máquina, entretanto, o equipamento pode ser aproveitado também por agricultores com produção convencional que pretendam diminuir o uso de agrotóxicos.

"A chegada da máquina é um grande passo. Agora temos condições de produzir alimentos mais limpos e de produzir mais saúde", afirmou, emocionado, o presidente da Unicooper, Paulo Kreutz, ao lembrar também que na região existem 120 hectares de soja e milho orgânicos. 

Já o assessor do Território Fronteira Noroeste, Ademir Amaral, destaca que o recebimento da máquina é apenas uma das conquistas; a outra é a informação divulgada nesta semana de que 400 famílias de 12 municípios da região receberão assistência técnica da Emater/RS-Ascar por meio de uma chamada pública de produção agroecológica. "Temos um contexto favorável de produção mais limpa", afirmou Amaral. 

O prefeito de Santo Cristo, José Luís Seger, comemora a possibilidade que os produtores têm de utilizar um equipamento que não causa danos ao solo, ao meio ambiente e à saúde da população. "Queremos cada vez mais incentivar a produção orgânica e incentivar aqueles que têm manejo convencional que usem menos veneno", enfatiza o prefeito. 


Texto e foto: Deise Froelich
Edição: Redação Secom

Post. Eloídes Nunes.

Contato

TopSul Notícias - O Portal Top em Notícias do Sul!

topsulnoticias@gmail.com
topsulcrissiumalrs@gmail.com

Cel.: (55) 9.9148-8420

Pesquisar no site

-

www.topsulnoticias.com.br - TopSul Notícias.

© 2013 - 2017 - Todos os direitos reservados.